3 fatores para Falar como Gente nas Mídias Sociais


[Esse artigo foi escrito para publicação em itweb.com.br]

A melhor linguagem para expressar nossas idéias depende do canal de comunicação utilizado. A mensagem que funciona no catálogo de produtos, pode não ser a melhor para um comercial de televisão.

Qualquer um em marketing sabe disso, não é mesmo? A verdade surpreendente é que não. Toda vez que uma nova mídia aparece, nós tentamos usá-la com conteúdo da mídia anterior.

Os primeiros jornais falados na televisão apresentavam locutores lendo os jornais do dia em frente da câmera. Os websites da década de 90 pareciam folhetos online. A transição para mídia social não é excessão.

A Mídia Social é uma Conversa

Em meu post anterior “7 Ações de Mídia Social para quem tem mais o que fazer”, listamos como a ação número 1 “Falar como Gente”.

A forma mais efetiva de se comunicar com outras pessoas é através da interação direta no mundo real. Mas porque é difícil se ter esse tipo de interação com um grande número de pessoas simultaneamente, o Marketing usa as mídias de comunicação de massa ( jornais, revistas, televisão e, mais recentemente, email e websites).

Essas mídias, sendo uni-direcionais e não interativas, são particularmente eficientes para transferir mensagens de alguém mais informado para a massa desinformada. Não há interação, então as mensagens tem que ser formatadas para influenciar e serem absorvidas pela audiência sem questionamento.

A mídia social, por outro lado, é aberta a participação, permite comunicação entre membros da audiência sem mediação, e emula algumas características da interação direta, pessoal.

Fale como gente ou fale sozinho

Consumidores hoje tem acesso a informação e entendem os mecanismos de marketing. Eles perderam a inocência que permitia a manipulação através da formatação da mensagem ou a utilização dos métodos tradicionais de influência.

Dizer que um produto que “tem a mais alta performance do mercado” é quase padrão na linguagem de marketing tradicional, mas essa afirmação é fácilmente desmentida na comparação com competidores em sites de compra, fóruns especializados, ou ambientes onde clientes dão nota para os produtos que usam.

Um filme não decola simplesmente convencendo o crítico de cinema a elogiar na coluna do jornal de domingo, se o público não gostar e der 5 estrelas nos sites de opinião. A opinião de um analista de mercado ou a associação da marca com uma celebridade também estão perdendo a capacidade de influenciar consumidores.

Consumidores ganham mais poder nas mídias sociais, podem influenciar outros consumidores. Esse poder pode ser bom ou ruim para as empresas. Nos próximos posts nesse blog, vamos analizar vários aspectos e recomendar estratégias para ter sucesso com mídias sociais.

Mas o primeiro passo é ajustar a linguagem. Nas Mídias Sociais, o Marketing precisa abandonar o “marketing-speak” e adotar uma linguagem:

  • Informal – Mais próxima da linguagem falada
  • Aberta –  Que assume e permite a participação da audiência
  • Transparente – Diga os fatos como eles são

Compare:

  • Nossos automóveis usam tecnologia “state-of-art” VHT, desenvolvida por técnicos especializados na Alemanha para oferecer o mais alto nível de desempenho do mercado. Em testes do instituto 4 Calotas, superamos o competidor A em torque e aceleração e batemos o competidor B em consumo de combustivel o que mostra indiscutivelmente que temos o melhor carro do mundo. Nossos clientes são pessoas inteligentes, de alta-classe e sucesso na vida. Veja o depoimento do nosso cliente escolhido-a-dedo. A revista auto-carro deu nota 9! Você não pode deixar de comprar!
  • Nossos carros usam um motor Alemão que oferece um bom compromisso de velocidade e economia. Confira os comentários de todos os clientes que compraram o carro no ano passado em nossa página no Facebook. Veja comparação com competidores A e B no site da revista auto-carro. Ligue e faça um test-drive.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s