Por que ir para o Vale do Silício?


Lobby do Facebook (eu mesmo tirei, ontem)

Location, Location, Location

De acordo com o filme “The Social Network”, foi o Sean Parker (fundador do Napster) quem convenceu o Mark Zukerberg que o lugar certo para criar uma empresa de Internet é o Vale do Silício. Foi assim que Facebook saiu de Harvard e veio parar em Palo Alto na California.

Em 1992, eu me mudei de São Paulo para a California para ajudar a começar a Cyclades. Nós acabamos dando certo porque tivemos a “sorte” de nos envolver com Linux antes dele ficar conhecido. Depois demos “sorte” de novo de encontrar a Google e Yahoo! em 1999 e desenvolver um produto para ajuda-los a gerenciarem o novo tipo de datacenter que surgiu com aplicações de Internet.

Nós nunca vamos saber se estar no Vale foi motivo pelo qual o Facebook acabou ganhando do MySpace (que ficou onde começou, em Beverly Hills) em redes sociais ou do sucesso da Cyclades, uma das primeiras empresas brasileiras a se estabelecerem por aqui.

Mas na minha opinião, a presença no Vale é importante para qualquer empresário da área de tecnologia e Internet.

Vivendo Tecnologia e Empreendedorismo

Depois de 20 anos aqui, nem noto essas coisas.  Em 2007, em uma festa de aniversário, conversei sobre arquitetura de microprocessadores com o marido de uma pessoa que trabalhava comigo. Em 2009, a empresa dele foi comprada pela Apple. Em 2010, a Apple lançava o iPad, usando o processador que ele projetou.

Todo sábado de manhã, participo de um grupo que faz caminhadas pelas trilhas aqui. Nesse último sábado eu tinha um visitante brasileiro (o Leandro, da Ledface) e o levei lá. Rolaram papos como “Será que Hadoop é a arquitetura correta para aplicações big data?” (engenheiros da SAP, HP e Oracle estavam lá) ou “Quem é que conhece algum VC interessado em aplicações de crowdsourcing?”.

É verdade que a Internet está democratizando o acesso e diminuindo as distâncias e o tempo de propagação da informação. Quando fui a Campinas em Junho, fiquei impressionado com a energia empreendedora e com a disponibilidade de informações e conhecimento na comunidade local.

Mas o eco-sistema empreendedor ainda é o mais completo no Vale do Silício.

Tres razões pela qual Empreendedores Brasileiros em tecnologia devem considerar estabelecer presença no Vale do Silício.

  • Vivendo Technologia – Estar no Vale te expõe a idéias novas no cotidiano, parte normal da sua vida social. É a diferença entre ficar sabendo na fonte ou ler 6 meses depois no TechCrunch. Esses 6 meses fazem toda a diferença na vida do empreendedor e no sucesso de iniciativas em tecnologia.
  • Eco-sistema Empreendedor – Desde o capital, passando pela infra-estrutura de suporte ao empreendedor (Investidores, VCs, incubadores), até a disponibilidade de gente com experiências passadas. Está tudo aqui, concentrado em um espaço pequeno e pré-interligado.
  • Mercado para Tecnologia – Um grande desafio para empreendedores em Tecnologia é encontrar os “early adopters”, gente que está disposta a gastar tempo para entender produtos antes deles se tornarem mainstream. Vá a qualquer loja do Fry’s Electronics no sábado de manhã e você vai encontrar 200 deles na sua frente.
Advertisements

7 thoughts on “Por que ir para o Vale do Silício?

  1. Olá Márcio,
    Sou Kathy, de Belo Horizonte e estou planejando viver a experiência de tecnologia e empreendedorismo no Vale, juntamente com meu esposo. Sou engenheira, estudante de doutorado em Engenharia Biomédica e meu esposo tem uma empresa de tecnologia no Brasil.

    Por enquanto, estou nos EUA de férias e para um seminário de negócios, mas vou aproveitar para conhecer o Vale. Vou estar aí entre 30-jul e 6-ago. Seria possível tomarmos um café?

    Abs,
    Kathy Menezes

  2. Ola, Marcio. Tudo bem?
    Eu estou cogitando em ir para o Vale e pesquisando , achei o seu blog. e por coincidência nesta manha, um amigo meu q esta ai apareceu “tageado” em uma foto sua no Facebook.
    Eo gostaria de manter contato com pessoas q já estão ai e ter mais informações sobre a vida na California. Um abraco e obrigado!

  3. Muito bacana seu post, ainda mais para um ex-cyclades! Saber como tudo começou foi ótimo…
    …sua literatura é clara e objetiva, lembra muito o Silvio Meira(http://smeira.blog.terra.com.br), um antigo professor que tive na UFPE, que hoje é uma celebridade da ciência no Br. Sem mais comparações vc’s são fora de série.

    Abrcs,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s